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busca emocionante

Por Juiana Holanda - editora revista ensino superior

O aumento de jovens docentes nas instituições de ensino superior é um movimento natural da mudança no perfil das aulas ministradas nestes tempos de internet, redes sociais e conhecimento fracionado. Mas isso não significa que a experiência acumulada em anos de docência tenha perdido seu valor. Como diz um professor com dêcadas de expriência em sala de aula, os jovens o motivam a estar sempre atualizado. A grande questão que se coloca, portanto, é como unir essas duas características e ajudar a ampliar a capacidade de transmitir e receber conhecimento.

Em meio a esse fenômeno ainda se colca um questão mais difícil de responder: quais competências serão exigidas desses profissionais nos proximos anos? Em meio a diferentes cenários, em um ponto todos concordam: não será mais permitido ao professor se revestir da figura de detentor único do conhecimento. Será preciso desenvolver a habilidade de ser um facilitador da aprendizagem.

Nenhuma dessas caracteríscticas guarda relação direta com a idade. O que está em questão, na verdade, é a vontade de ensinar e aprender. Para isso, não ha tempo certo.

Revista Ensino Superior, Dezembro 2009 - Sessão "Carta ao Leitor"


Leia também: FENÔMENO GLOBAL

Fenômeno

Com impressionantes indices de crescimento em diversos países, a educação a distância se tornou não apenas uma alternativa ao ensino presencial, mas uma nova linguagem que veio para ocupar espaço em diversos pontos do globo.

os professores

segundo connell...

"participantes estratégicos na emergente luta global para democratizar o sistema mundial ou para manter esse sistema como uma estrutura de desigualdade. Quando consideramos o significado de cidadania global e os modos pelos quais ela pode ser exercida, a política educacional adquire uma maior complexidade bem como uma nova gama de potencialidades."

"(...) a maneira como se aproveitam estas potencialidades, até certo ponto, das capacidades de reflexão e de pensamento estratégico dos professores sobre o seu trabalho. Se levarmos a sério os argumentos mais que conhecidos sobre o aumento da importância atribuída ao conhecimento organizado nas modernas economias e em sistemas políticos modernos, estão as capacidades dos professores como desenhadores e produtores de conhecimento, são importantes para a vitalidade da educação. E, se é verdade... que os sistemas educativos tem um grande papel, apesar de indirecto, nas mudanças sociais através da transformação das aptidões para a prática, então a capacidade de os professores comandarem esse processo transformador depende do aumento da sua capacidade de reflexão sobre a prática."
(Connell, 1995: 110

conheça a unesco - brasil

unesco no brasil

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A UNESCO (em inglês, United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) é um organismo especializado do sistema das Nações Unidas. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) fundou-se a 16 de Novembro de 1945 com o objectivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações. "Ao êxito da educação elementar adaptada às necessidades actuais. Colabora, entre outros, com a formação de docentes e administradores educacionais e dá alento à construção de escolas e à dotação de equipamento necessário para o seu funcionamento." As actividades culturais procuram a salvaguarda do património cultural mediante o estímulo da criação e a criatividade e a preservação das entidades culturais e tradições orais, assim como a promoção dos livros e a leitura.Em matéria de informação, a UNESCO promove a livre circulação de ideias por meios audiovisuais, fomenta a liberdade de imprensa e a independência, o pluralismo e a diversidade dos meios de informação, através do Programa Internacional para a Promoção da Comunicação.Tem a sua sede em Paris, França.Seu principal objetivo é reduzir o ANALFABETISMO no mundo. Para isso a UNESCO financia a formação de professores, uma de suas atividades mais antigas, e cria escolas em regiões de refugiados.Na área de ciência e tecnologia, promoveu pesquisas para orientar a exploração dos recursos naturais. Outros programas importantes são os de proteção dos patrimônios culturais e naturais além do desenvolvimento dos meios de comunicação. A UNESCO criou o World Heritage Centre para coordenar a preservação e a restauração dos patrimônios históricos da humanidade, com atuação em 112 países.


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Informações
Unesco Tipo: Agência Especializada
Acrônimo: UNESCO
Diretor Geral da Unesco: Irina Bokova
Sede: Paris, França
Fundação: 1945
Site Oficial: www.univesco.org