gnu/linux um projeto de sucesso - parte 2:

gnu/linux um projeto de sucesso

tux

Olá galera Linuxer, tudo bem? É bom tê-los aqui novamente.
Tivemos no artigo passado uma curta introdução sobre o Linux, recapitulando, vimos:

- Seu surgimento
- Seu criador Linus Torvalds
- GNU o projeto de Richard Stallman
- A perfeita união, Linux (kernel) e a GNU (os aplicativos diversos)
- O Software livre e o mundo tecnológico
Você conheceu TitUX, (eu - Edson):

Minha iniciação no mundo tecnológico com meu primeiro PC (PC XT 8086 de 8 Mhz e apenas 320 Kb de memória RAM)
- A conversão ao Software Livre
- A mudança de mentalidade
- Carreira profissional

Confesso que gosto muito de compartilhar o pouquinho que sei sobre Software Livre. E espero aprender mais com vocês.

Me envie seus e-mails, respondê-los-ei com maior prazer.
Hoje veremos juntos:
As quatro liberdades do Software Livre
As empresas de sucesso
O Kernel
Básico sobre Interfaces amigáveis (Interfaces gráficas)Shell - Modo Texto.

A IMPORTÂNCIA DO SOFTWARE LIVRE PARA A SOCIEDADE
Entristece-me tocar no assunto, mas a inclusão digital no Brasil ainda é lenta. Principalmente com relação ao software livre, isso pelo desfavorecimento de alguns hoje no Poder, esses tem suas mentes cauterizadas, tornaram-se defensores de monopólios bilionários, são corruptos inseridos num sistema político parasita, objetivando sugar recursos que deveriam ser de utilização exclusiva para o bem estar da nossa honesta população brasileira obediente e não devedora em nada para com seus compromissos "legais" exigidos pelo nosso Governo.

Esses de mente cauterizada (repito), não se importam com o ser humano, e preferem cruzar os braços diante de um cenário horrendo que presenciamos todos os dias, onde pessoas apartam-se da verdade (por ausência do conhecimento) entregando-se ao um cenário violento, vulgar, pornográfico, pedófilo, dependente químico, violento, corrupto, sem valores morais, sem amor, sem Paz e sem um CRIADOR.

Quisera eu pronunciar essas palavras ao mundo, e que todos me ouvissem, principalmente os "tais".[Palavras do Autor desse artigo]

A MOTIVAÇÃO E A FERRAMENTA
Precisamos motivar as instituições sociais, comunitárias e de ensino a utilizar o Software Livre, ele é uma ferramenta de potencial para a inclusão digital. Podemos utilizá-lo na formação de profissionais na área da tecnologia da informação e o mais importante, ajudar a combater de certa forma o envolvimento dos jovens com o mundo da criminalidade, de drogas, violência, que são frutos da falta do conhecimento de uma pura doutrina, a Lei do amor. Gostaria de fazer menção o projeto de um grande amigo, agente incentivador e inspirador para as minhas criações.

PROJETO "VIOLẼNCIA É UMA DROGA"  http://www.anjoonze.com.br/
"Empresa INOXPAR e o Projeto VIOLENCIA É UMA DROGA. ambos visam o sólido desenvolvimento profissional ou pessoal como também de nossos estimados colaboradores atingindo o âmago do seu núcleo familiar, onde a paz e o amor reflitam na sociedade, colaborando por um mundo melhor...".
Eduardo J. Lopes
Diretor Comercial Inoxpar Brasil (www.inoxpar.com.br)
Criador do Projeto "Violência é uma Droga"
08 de Abril de 2010 - 11h45min.

QUATRO LIBERDADES DO SOFTWARE LIVREVocê deve saber quais são as quatro liberdades dadas pelo Software Livre.Liberdade 0:
  • Executar o programa para qualquer propósito, exemplo (uso comercial ou pessoal).
Liberdade 1:
  • Estudar como o programa funciona fazer alterações e adaptá-las para as suas necessidades por meio do acesso livre     ao código fonte que é a característica fundamental da filosofia Open Source.
Liberdade 2:
  • Redistribuir livremente e abertamente, vender cópias (as mídias gravadas, não o software livre contido nelas), com o objetivo de ajudar seu próximo.
Liberdade 3:
  • Acesso sem qualquer restrição ao código fonte (pré-requisito de um software livre).
*Caso queira saber mais visite: http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre - Acesso em: 07/04/2010 (08h45min)

Essas são as quatro liberdades, contando da zero em diante. Agora você deve se perguntar: Se o software é gratuito com código fonte aberto, eu ganho o que com isso? Quais as vantagens? Não dá dinheiro! Será? Não é seguro por ser aberto!Permita-me a liberdade em dizer que esse pensamento é pré-histórico! Mantido e conservado em mentes que precisam amadurecer muito para entender que o conhecimento é de domínio público, disponível a todos que quiserem obtê-lo (um dia ainda vou falar isso em um canal de televisão ou rádio!).

São tantas as indagações sobre o assunto que hoje é polêmica entre muitos. Eu pessoalmente luto todos os dias contra essa ideologia preconceituosa, gostaria de protestar aqui fazendo de minhas palavras as palavras dos colegas de sala de aula:

"Linux é muito bom e funcional assim como o Windows, com a vantagem de ser mais seguro, leve com design criativo, as pessoas falam mal sem conhecer, esse paradigma deve ser quebrado!"
Edeivison Lima (Mitnik Junior)
Sábado 03/04/2010 – 16:35 - [via Msn Messenger]

"Certa vez precisei arrumar o boot de uma maquina com Microsoft Windows XP que tinha a pasta System32 adulterada, usei uma distribuição Linux bootável por CD (Live Boot na época um Kurumin), ela resolveu meu problema em instantes bastando renomear a pasta para seu nome original System32 dentro do C:\windows. Ele lê partições NTFS brincando! Legal"
Regina Maria da Silva (FOXGIRL)
Quarta-Feira - 10/02/2010 – 22:45 - [no ônibus]

"Muito legal esse desktop 3D, e ainda pega fogo, Show de Bola! Acho que vou mudar de sistema operacional...
"
Prof. José NORBERTO Sousa Lopes
Segunda-Feira - 25/03/2010 – 14:47 - [em sala de aula, após instalação em seu laptop]

COMO EXCERCER A FILOSOFIA DO SOFTWARE LIVRESe é um desenvolvedor, cria softwares é obvio que você não vai colocar teu código fonte na internet disponível a todos, faça como muitos, desenvolva uma versão para essa finalidade (propagar o conhecimento à benefício da humanidade), é muito legal e vai lhe dar muito mais status e reconhecimento. As pessoas que usarem a sua versão free Open Source se tornaram adeptos criando assim uma rede de difusão da sua tecnologia, conseqüentemente futuros negócios sugiram e você só terá vantagens com essa nova mentalidade.

Estamos no século XXI, onde na escala maior quem tem o verdadeiro valor em primeira estância é a informação, sem ela nada do que existe se faria existente, o mundo existe por causa dela, levou muito tempo para a humanidade entender isso.

Analise um DNA... É ou não é uma cadeia de informações? Pois então! Elas são base para formação de um ser, Deus (O GRANDE CIENTISTA) sabia muito bem o que estava fazendo. Que ELE continue abençoando o software livre, amén (risos).

O USO BENÉFICO
Que trabalha com software livre as possibilidades de bons negócios são maiores, ao contrário do software fechado que além do custo ser altíssimo os usuários não tem o direito de saber o que ocorre por traz dos binários, pois o código fonte fica em poder da empresa detentora do software (nada contra, não é uma critica ofensiva!).

Temos grandes provas de empresas que obtiveram sucesso com software livre, além de beneficiarem-se dele conquistaram posições de destaque no mundo, influenciaram o cenário tecnológico atual que não pára de evoluir graças essa nova mentalidade aberta e evolutiva.

- AMD (Usando Linux a todo o vapor em seus dispositivos embarcados, para maiores informações:
http://www.amd.com/epd/linux/index.html - Acesso em: 07/04/2010 - 14:03).

- EMBARCADERO (Desenvolve ambientes de desenvolvimento das linguagens C/C++, Java, Delphi e C#.net para ambientes operacionais Linux, para maiores informações:
http://edn.embarcadero.com/br/article/40362 - Acesso em: 07/04/2010 - 14:09).

- DELL COMPUTERS (Uma das primeiras a distribuir em seus computadores o Linux como alternativa livre ao Windows, atualmente adotou o Ubuntu como distribuição oficial, para maiores informações:
http://www.dell.com/content/topics/segtopic.aspx/ubuntu?c=us&l=en&cs=19 - Acesso em: 07/04/2010 - 14:16).

- HP (Adotou o Linux com intensidade não só em sua infra-estrutura lógica mas em todas as soluções desktop/servidor, para maiores informações:
http://h71028.www7.hp.com/enterprise/cache/309906-0-0-0-121.html Acesso em: 07/04/2010 - 14:30).

- IBM (Adotou o Linux com intensidade não só em sua infra-estrutura lógica mas em todas as soluções desktop/servidor, maiores informações:
http://www.ibm.com/br/linux/ - Acesso em: 07/04/2010 - 14:37).

- ITAUTEC (Possui a sua distribuição Linux chamada Librix, ela é distribuida em seus computadores, para maiores informações:
http://www.itautec.com.br/iPortal/pt-BR/4130dfcb-174a-4cb2-b0d7-9bc9478cf337.htm - Acesso em: 07/10/2010 - 14:45).

- NOVELL (Modificou e ampliou o Netware, seu sistema operacional de rede com a união do Linux, o SuSE Linux edições Enterprise Desktop e Server. Comprou a SUSE em 04 de novembro de 2003, passou a liberar um pacote gratuiro para servidor chamado Novell Small Business Suite Starter:
(http://info.abril.com.br/aberto/infonews/042003/10042003-6.shl), para maiores informações: http://www.novell.com/linux/ - Acesso em 07/04/2010 - 14:55).

- SUN MICROSYSTEMS (Criadora da maravilhosa linguagem Java e diversos outros engenhos como o OpenSolaris, ele foi desenvolvido com base no Solaris, essa versão Open continua sendo um Unix, porém com a interface gráfica Gnome para desktop gratuita tendo claro! Seu código aberto. A Sun Homologa sua tecnologia Java com as plataformas Oracle Enterprise Linux, Red Hat Enterprise Linux, SuSE Enterprise Linux e Canonical Ltd criadora e detentora do famoso Ubuntu Linux, para maiores informações: http://www.sun.com/software/linux/index.jsp - Acesso em 07/04/2010 - 15:05).

*** Para os interessados no OpenSolaris, ele é um Unix de interface gráfica para microcomputadores (PCs), nos sabores 32 e 64 bits compatível com a família x86). Segue dois links para maiores informações:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/OpenSolaris-Sistema-Operacional-Open-Source/
http://pt.wikipedia.org/wiki/OpenSolaris
Acessados em 07/04/2010 - 08:56

- GOOGLE (Utiliza Linux e software livre customizados por ela a fim de atender a demanda nos seus servidores, atualmente trabalha em um sistema operacional baseado em Linux que deverá ser compatível com Windows e MAC OS, para maiores informações: http://www.brasilradioweb.com.br/?p=139 - Acesso em 07/04/2010 - 15:20).

- VMWARE (Desenvolvem seu software de paravirtualização para Linux, para as principais distribuições, maiores informações: http://www.vmware.com/ - Acessado em 07/04/2010 - 15:45).

São mega empresas que tiveram bons olhos para o software livre, enxergaram o sucesso que ele traria pela sua inigualável riqueza, inteligência, beleza, criatividade e qualidade. Algumas dessas empresas vendem seus produtos, outras prestam serviços e as demais dão suporte ao Linux e movido a ele (Powered by Linux), os investimentos nessa plataforma aberta foram pesados objetivando um real avanço tecnológico e a conquista constante no mercado. Parabéns a eles continuem assim - Viva a Liberdade.

Podemos afirmar que conseguiram obter sucesso? Sim, muito mais! Além de o software livre ter dado a eles maiores possibilidades no desenvolvimento, crescimento por um custo menor o mais importante foi a segurança e estabilidade com a liberdade para ampliar suas soluções.

*Aliás sou fã assíduo da HP, SUN, GOOGLE, EMBARCADERO (antiga Borland) e AMD, essas me inspiram com seus desenvolvimentos super criativos e potentes.

Fora essas empresas o software livre é usado em grandes provedores, alguns deles: UOL Host, Localweb. Temos também Casas Bahia (100% Linux), Marabráz, Habibs, Metro de SP, Carrefour, TAM entre outras. Hoje há uma infinidade de empresas que utilizam Linux e o software livre juntos potencializando o uso dos desktops com editores de texto, planilhas eletrônicas, banco de dados, compiladores, editores de imagens, editores vetoriais, editores web, editores multimídia som e vídeo e computação gráfica. Seja você também um usuário de sucesso, não estou impondo, mas todos que receberam em seu PC/laptop um Linux bem instalado e configurado tornaram-se até hoje usuários assíduo dele.

Ao todo recentemente são 54% dos servidores no mundo, todos movidos à Linux (Powered by Linux), operando como:

- Firewalls
- Proxy
- Controladores de Domínio
- DNS-Servidores de correio eletrônico
- Armazenamento (Storage)
- Webservers
- Servidores de banco de dados
- Servidores de impressão
- Servidores de acesso remoto (boot, aplicação e gerenciamento)
- Voip
- VPN
- Virtualizadores

Fonte: http://www.linuxmagazine.com.br/noticia/1531 - Acesso em: 07/04/2010 (11:25) | Publicado em: 13/02/2008 às 18:07.

Vamos parar por aqui, há ainda uma vasta gama de informação sobre Linux na Web, se você quiser pode pesquisar à vontade, basta evocar São www.google.com.br/linux. Para concluir esse contexto, a intenção da comunidade de software livre (Open Source) não é depreciar os concorrentes ou ainda, obrigar o mundo a usar Linux e o software livre, nada disso! O que fazemos é apenas mostrar as vantagens de ser livre, adquirir o conhecimento e ser bem sucedido com o Open source (Código Aberto) - Seja Livre Use Software de Código Aberto!

O QUE É UM KERNEL
Já sabemos como o kernel surgiu e quem o criou logo após foi disponibilizado o seu código fonte na internet para que outras pessoas pudessem trabalhar nele tornando-o cada vez melhor.

Agora vamos estudar com mínimos detalhes porém essenciais o que é.Definição palavra Kernel: Em computação núcleo ou cerne (inglês kernel) é o componente central do sistema operacional da maioria dos sistemas operacionais, ele serve de ponte entre aplicativos e o processamento real de dados feito a nível de hardware. As responsabilidades do núcleo são:

gerenciar os recursos do sistema (a comunicação entre componentes de hardware e software).

Geralmente como um componente básico do sistema operacional, um núcleo pode oferecer a camada de abstração de nível mais baixo para os recursos (especialmente processadores e dispositivos de entrada/saída) que softwares aplicativos devem controlar para realizar sua função. Ele tipicamente tornas estas facilidades disponíveis para os processos de aplicativos através de mecanismos de comunicação entre processos e chamadas de sistema (rotinas).
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAcleo_%28inform%C3%A1tica%29Deu para termos uma boa idéia do que é um kernel não é? ou ainda se não deu compare o kernel ao coração, enquanto que o processador é o cérebro - Boa analogia!).

AS DISTRIBUIÇÕES
Há uma grande confusão na cabeça das pessoas quando falam em Linux, cada uma delas ao tocar no assunto refere-se a ele por algum nome seguido de Linux, geralmente são nomes estranhos que na maior parte dos casos não sabemos a origem. Alguns desses nomes têm haver com alguma literatura local do país de origem, ideologias similares a do software livre, nomes indígenas e assim por diante. As distribuições são como Neston, existem mil maneiras de fazer, invente uma - vou cobrar uma grana da Neston por isso e dar uma boa comissão para quem ler isso aqui, o que acha?(risos).

DIFERENÇAS ENTRE DISTRIBUIÇÕES

O que faz uma distribuição tornar-se Linux é o kernel, ele é igual para todas elas. As diferenças entre as distribuições são justamente a interface amigável (interface gráfica) e a gama de aplicativos inclusa.

As interfaces gráficas que comumente no Linux usamos são:

KDE - K Desktop Environment (Ambiente área de trabalho K)
Escrita em C++ e mantida pela comunidade de software livre, hoje está na sua versão 4. 100% Multiplataforma, isso quer dizer que além do Linux você pode rodar o KDE no Windows, Mac ou Unix.

Maiores informações: http://br.kde.org/ ou http://www.kde.org/GNOME - GNU Network Object Model Environment

Escrito em C++ e mantida pela comunidade de software livre e também por empregados de várias empresas, inclusive grandes empresas como Hewlett-Packard (HP), IBM, Mandriva, Novell, Red Hat, e Sun. Por sua vez, o GNOME é filiado ao Projeto GNU, de onde herdou a missão de prover um ambiente de trabalho composto inteiramente por software livre. Por isso mesmo, O GNOME pode ser utilizado por vários sistemas baseados em Unix, principalmente por sistemas Linux e sistemas BSD.

Referência/Maiores informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gnome
Maiores informações: http://br.gnome.org/

Em minha opinião o Gnome é a melhor interface gráfica para Linux, facil, rápida, dinâmica e leve. Não que o KDE não seja, muito pelo contrário também, é questão de gosto mesmo (risos).

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES
Todas as diversas distribuições existentes na web tiveram e tem sua existência baseado-se em alguma principal. As principais distribuições são:
Slackware Linux é o nome dado pelo seu mantenedor, o Patrick Volkerding, a uma das mais antigas e conhecidas distribuições (sistema operacional e conjunto de aplicativos) do Linux, é a mais antiga distribuição ainda mantida em evidência. Esta se mantém invicta e respeitada pela funcionalidade, velocidade e estabilidade

- Nível 1 em segurança.
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Slackware - Acesso em 08/04/2010 - 12:00

Debian, é simultaneamente o nome de uma distribuição não comercial livre (gratuita e de código fonte aberto) de GNU/Linux (amplamente utilizada) e de um grupo de voluntários que o mantêm à volta do mundo. Uma vez que o Debian se baseia fortemente no projeto GNU, é usualmente chamado Debian. O nome Debian vem dos nomes dos seus fundadores, Ian Murdock e de sua mulher, Debra. A palavra "Debian" é pronunciada em Português como Débian.

Várias distribuições comerciais baseiam-se (ou basearam-se) no Debian, incluindo: Linspire (antigo Lindows), Xandros, Knoppix. Kurumin, Biglinux, Fenix, Librix, Insigne, BrDesktop e o famoso Ubuntu.

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Debian - Acesso em 08/04/2010 - 12:20

Red Hat Linux, principal produto da Red Hat Inc. costumava ser o Red Hat Linux, que era vendido para uso privado e para as empresas. Porém, em 2004 a Red Hat iniciou uma separação dos dois mercados. Com a criação do Red Hat Enterprise Linux (voltado para Empresas em servidores e desktops).

A Red Hat começou concentrar seus esforços no mercado das empresas, mais rentável, e após a versão 9, acabou com o desenvolvimento da versão pessoal, o ambiente desktop, que foi substituído pelo Fedora Core, uma distribuição cuja atualização é mais rápida por ser aberta (o desenvolvimento é realizado por uma comunidade aberta) e a qual passou a ser patrocinada pela Red Hat e dirigida pelo Fedora Project, e que deriva da distribuição Red Hat Linux original. A maior parte das receitas da Red Hat vem das empresas que pagam anualmente as suas subscrições (atualizações) para a versão "enterprise" do produto.

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Red_hatDessas distribuições sugiram todas as demais. Os desenvolvedores buscaram características em uma dessas três, que são as principais.

MODO TEXTO
Você já deve ter ouvido falar em Shell, Console ou modo texto, caso não deve estar se perguntado o que é?A palavra shell traduzida para a português quer dizer "concha", é isso mesmo (risos). Ela é a camada que envolve o kernel (o núcleo ou o coração se lembra?).

É a "concha" que conversa com o kernel que por sua conversa com o hardware através de suas chamadas ou rotinas. Ou seja, o shell gera as requisições do usuário ao kernel, são os comandos que em breve vai praticar, estarei ensinando.

Por exemplo, o comandoroot@cpd01:/# ls -l /home/edson/Seria como se você disse ao kernel: “kernel peça ao hardware responsável pelo disco rígido que liste na tela os diretórios atuais da pasta home do usuário Edson”. Acompanhe o resultado a ser exibido.

Total 372
drwxr-xr-x 2 edson edson   4096 2010-03-29 07:53 Acesso remoto
drwxr-xr-x 3 edson edson   4096 2010-04-08 15:25 Área de Trabalho
drwxr-xr-x  6 edson edson  4096 2010-03-31 10:41 Desenvolvimento
drwxr-xr-x 11 edson edson 4096 2010-03-25 16:13 Documentos
drwxr-xr-x 20 edson edson 4096 2010-04-07 07:16 Downloads
-rw-r--r--  1 edson edson    167 2010-03-25 08:23 examples.desktop
drwxr-xr-x 4 edson edson  4096 2010-03-30 07:45 Imagens
-rw-r--r--  1 edson edson 90733 2010-04-07 07:27 linux4men_cursos.pdf
-rw-r--r--  1 edson edson 219514 2010-04-07 07:26 linux4men.pdf
drwxr-xr-x  2 edson edson   4096 2010-03-19 13:35 Livros
drwxr-xr-x  3 edson edson   4096 2010-03-30 09:34 Minhas imagens
drwxr-xr-x  2 edson edson   4096 2010-03-25 09:01 Modelos
drwxr-xr-x  2 edson edson   4096 2010-03-25 14:46 Música
drwxr-xr-x  2 edson edson   4096 2010-03-08 08:16 Planilhas
drwxr-xr-x  3 edson edson   4096 2010-03-17 08:31 Programas
drwxr-xr-x  2 edson edson   4096 2010-03-25 09:01 Público
drwxrwxr-x  2 edson edson   4096 2010-03-25 09:02 Ubuntu One
drwxr-xr-x  4 edson edson   4096 2010-03-25 14:05 Vídeos

Imediatamente ele executa a tarefa conforme suas rotinas internas prescrevem. Isso é como dizer que o Kernel abstrai a interface de hardware fazendo com que os processos utilizem os recursos do computador de forma organizada. Resumindo o shell nada mais é que o interpretador de comandos que transmite ao Kernel o que é para ser realizado.

Existe uma diferença gritante de poder entre os shells para Windows e os shells para Linux. O shell do Linux tem muito mais recursos e é onde o administrador de servidores trabalha a maior parte so tempo. Muitas tarefas podem ser realizadas usando o shell e criando scripts para o mesmo. Segue um modelo de camada de acesso:

CAMADA 1 - USUÁRIO

CAMADA 2 - SHELL
CAMADA 3 - KERNEL
CAMADA 4 - HARDWARE

Por enquanto é só, mas já estamos trabalhando para a sequência deste artigo, onde trataremos sobre estrutura de pastas (diretórios), arquivos, permissões e comandos.

Obrigado pelo prestígio, e, precisando a equipe de alunos do Professor José Norberto estará sempre à disposição.
São Paulo, 10-abril-2010

Edson Edson Alves (Titux) – Edson.vetorial@gmail.com